Cosmologia Chinesa

  • Intertao

O Primeiro principio, o principio único da cosmologia chinesa afirma que só existe uma única energia. Esta unidade surge do Wu Chi, o vazio, e se expande, se bifurca formando a dualidade Yin eYang. A alternância destas duas forças primordiais, passam por 5 fases chamadas de 5 Elementos ou 5 fases das mudanças.

O conceito de mudança é considerada o principio da vida, através das mutações a vida se auto gera, e se destrói em um continuo infinito. O conceito de mudança na cosmologia chinesa forma a base de tudo o mais que se segue.

“Se há algo que mude isto não pode ser considerado a mudança eterna. Imagens que podem ser imaginadas não são a Grande Imagem. A Mudança Eterna não muda e a Grande Imagem é inimaginável. A mudança eterna é a mudança de antes da manifestação.

A eterna Mudança que não muda é o corpo do absoluto; a mudança que muda forma a base da criação. A Grande Imagem é o começo do repouso e do movimento; o que pode ser imaginado é a mãe da forma e dos nomes.

Porque a Mudança não muda, pode abarcar as mudanças infinitas que acontecem no mundo. Porque a Grande Imagem é inimaginável, pode descrever os eventos infinitos que ocorrem no mundo. Mudanças e Imagem formam a base do TAO.” Texto extraído do livro The Book of Balance and Harmony.

Para nossa mente racional ocidental princípios como estes parecem complicados e de difícil compreensão. Não há como a mente dual compreender a unidade sem que uma transformação básica na forma com que olhamos o mundo aconteça.

Imaginem homens sábios do passado experimentando através da meditação, e de uma intuição poderosa, estes princípios básicos da mudança em seu próprio ser? O que teriam visto estes homens para que decidissem criar um sistema poderoso de mudanças que tornassem o homem tão iluminado quanto eles? Quantas gerações de pessoas sábias, foram necessárias para que se consolidasse um método eficiente de auto transformação que levasse o homem de volta ao Tao, á Grande Imagem e a compreensão do significado da Mudança Eterna? Alquimia Interna Taoísta é a descrição destes processos realizados através de nove fórmulas deixadas como herança por gerações, para que homens do futuro pudessem perceber a suprema realidade, o Tao, e os levassem a se harmonizar novamente com ele.

A cosmologia chinesa não é um processo mental de categorizar o mundo e suas mudanças, é sim, um processo de ajuste interno que levaria o homem a integração com este cosmo e com a energia única da vida.

Neste processo de mudança dois instrumentos são necessários; por um lado temos o I Ching – o livro das mutações representando através de linhas e suas mudanças, a mudança eterna que nunca muda. Pela consulta a este livro, nossa mente vai sendo preparada para compreender o incompreensível. Por outro temos exercícios milenares, formulas testadas por gerações durante milhares de anos que preparam o homem para esta compreensão, que criam instrumentos energéticos poderosos para que o entendimento se realize e a integração se torne possível. Não existem atalhos neste processo, não há como compreendermos a essência da cosmologia chinesa estudando seus princípios sem criar os instrumentos próprios para este estudo.

Nosso corpo precisa ser preparado para que assimile uma quantidade de energia tão grande quanto o universo. Nossa mente precisa ser esvaziada e preparada para compreender o saber e não para somar saber. Compreensão não é o mesmo que erudição. Como diz o poeta Fernando Pessoa a erudição é uma soma de conhecimentos, a compreensão é uma VIDA.

Nosso corpo emocional precisa aprender a transformar a energia das emoções, porque esta energia é a mesma que determina nosso estado de saúde e nossa longevidade e é a mesma que gera e destrói vidas. Se não soubermos como transformar emoções negativas em pura energia como podemos compreender em essência a energia única? Emoções são pura energia em ação, e a energia mais próxima que um homem pode conectar. Porque não começar pelo perto para chegar ao longe?

Na alquimia potenciais humanos precisam ser desenvolvidos. Uma evolução humana precisa ser acelerada e para isto precisamos aprender com a natureza como gerar e potencializar nossa energia de vida.

Assim que aprendemos a usar nosso poder interno com sabedoria, podemos finalmente compreender o incompreensível. Senhores de nossa própria casa, podemos então erguer nossos olhos para uma visão de mundo ampla e universal proposta pelo cosmologia chinesa.

Profissionais

                São Paulo              

São Paulo

  • Adriana Di Lima

Email: adrianadilima@gmail.com

Fone: (11) 99589-0374

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.