EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.

Dançaterapia

  • Educa Mais

A Dança Terapia ou Dança Movimento Terapia é uma terapia psicodinâmica e pertence ao grupo das terapias expressivas como a Musicoterapia, a Arte terapia e o Psicodrama.

A Dança Movimento Terapia nasce essencialmente da união entre dois campos: a dança e psicologia. Assim, baseando-se principalmente na conexão entre movimento e emoção, trabalha com o corpo e a sua própria linguagem, procurando uma integração psicofísica do indivíduo (mente-corpo). O movimento corporal pode levar a mudanças psicológicas, promovendo saúde e desenvolvimento pessoal.

Destina-se a qualquer pessoa que deseje melhorar a sua qualidade de vida, e também a indivíduos com patologias específicas, tais como perturbações de ansiedade, emocionais, de relacionamento, problemas comportamentais, atrasos de desenvolvimento, baixa autoestima, demências, entre outros.

Abrange crianças, adolescentes, adultos e idosos. Qualquer pessoa pode ingressar num processo de Dança Movimento Terapia, independentemente do seu estado físico e psíquico.

Origem da Dança Terapia

A Dança Terapia surge em 1966 pela mão de várias bailarinas e coreógrafas e professoras de dança que, compartilhavam uma paixão comum e um respeito profundo pelo valor terapêutico de sua arte e que acreditavam no valor pedagógico da dança, assim, logo se tornou uma profissão através da Associação Americana de Dançaterapia.

As pioneiras foram todas mulheres: bailarinas, coreógrafas e professoras de dança que, compartilhavam uma paixão comum e um respeito profundo pelo valor terapêutico de sua arte.

Entre 1940 e 1950, separadamente, ensinavam em estúdios privados e foram gradualmente abrindo caminhos em hospitais psiquiátricos e outros estabelecimentos clínicos. Bailarinas, psicoterapeutas e outros procuraram aprender e estudar com estas primeiras praticantes, que começaram a elaborar uma teoria que pudesse sustentar as suas observações.

Mary Starks Whitehouse foi uma das primeiras pioneiras em dança-movimento-terapia. Graduou-se na escola Wigman na Alemanha e também estudou com Marta Graham. Sua análise pessoal e seus estudos no Instituto Junguiano, em Zurich deram como resultado uma aproximação a qual denominou de “Movimento Autentico”. Num artigo intitulado “ Reflexões sobre uma Metamorfose”(1968), conta a historia de sua transição: “Foi importante o dia que me dei conta que não ensinava dança, ensinava a pessoas…Indicava a possibilidade de que meu interesse principal podia ter haver com o processo e não com os resultados, que não era somente pela arte que eu estava buscando e sim por um desenvolvimento humano.”

Benefícios da Dança Terapia

A Dança Terapia é uma terapia com vários benefícios para a saúde física e mental de pessoas de todas as idades, promovendo o bem estar geral. Entre eles:

Diminui a tensão e rigidez muscular.
Melhora a coordenação motora.
Permite a liberdade do movimento.
Melhora a noção espacial.
Estimula uma boa circulação sanguínea.
Melhora a frequência respiratória.
O corpo adquire uma nova elasticidade e habilidade de movimento sem trauma e dores.
Mal-estares como dor da cabeça, dor de costas, contraturas, podem desaparecer em consequência de uma nova modalidade do uso e da percepção do corpo.
Possibilita que o indivíduo descubra em si novos movimentos e novas maneiras de se expressar.

Benefícios Psicológicos da Dança Terapia

Melhora e aumenta a autoconsciência e autonomia pessoal.
Possibilita conectar-se com a memória corporal, desbloqueando sentimentos ou pensamentos oprimidos, proporcionando uma nova oportunidade criativa de ser.
Melhora os recursos da comunicação.
Estimula a criatividade e livre expressão.
Promove auto-conhecimento físico e emocional.
Estimula a descoberta e redescoberta das potencialidades adormecidas.
Proporciona a aceitação e o respeito ao próprio ritmo interno e ao tempo do outro.
Melhora a auto-estima, a auto-confiança, despertando o “sim, eu sou capaz”.
Facilita a expressão de sentimentos muitas vezes difíceis de serem colocados verbalmente.
Permite o reconhecimento das próprias limitações, que se tornam fonte de busca e descoberta de novas possibilidades.
Promove a atenção, presença e a escuta do ser.
Facilita e estimula a integração social.
Proporciona aceitação e a valorização das diferenças.
Desenvolve as capacidades cognitivas, a motivação e a memória.

Profissionais

                  Goiás                    

Pirenópolis

  • Maria Fux

Email: dancaterapia_sidanza@hotmail.com

Fone: (11) 95219-8000

                São Paulo              

São Paulo

  • Vera Godoy

Email: contato@veragodoy.com

Fone: (11) 98222-2366

São Paulo - Outras Cidades

Araraquara

  • Adriana Túbero

Email: adrianatubero@terra.com.br

Fone: (16) 99731-8224