EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

  • 960088634151205
  • Black Instagram Icon

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.

EmoSomática

  • Gustavo Meyer

"Emo" de emoções - do latim emovere que significa “movimento para fora”. Portanto, ela pode ser percebida externamente, podendo produzir alterações neurobiológicas.

"Somática" de soma (grego) = corpo

Então, literalmente, “emoções somatizadas”. Ou seja, como somos capazes de produzir no nosso corpo as consequências dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções, tanto positiva quanto negativamente.

Emosomática é a definição que escolhi para esclarecer a relação direta, efetiva e perceptível entre as nossas emoções e sentimentos e suas manifestações no nosso corpo físico.

Usando-a podemos entender a forma de ser, pensar e agir de um indivíduo por meio da descarga de energia produzida através da respiração, de um traumatismo, um acidente ou os sintomas percebidos nas várias partes do corpo e, dependendo da intensidade de qualquer um deles, podemos avaliar o que se passa no seu sistema emocional e como a pessoa está respondendo as diversas situações da vida.

 

Essa observação permite ajudar alguém a se libertar de suas tensões, pulsões, emoções, sentimentos contidos e formas cristalizadas de ver o mundo, que a impedem de aproveitar ao máximo todo o seu potencial. Para isso, utilizo o sistema de Libertação de Memória Traumática, que criei e uso há mais de 30 anos.

 

Durante esta jornada de autoconhecimento, o indivíduo tem a chance de se reencontrar consigo, o que é imprescindível para a plena realização da sua vida, restabelecendo sua saúde, bem-estar e alegria de viver.

A EmoSomática é uma nova forma de tratar a pessoa integralmente, ou seja, física e emocionalmente.

Todas os sintomas físicos são alertas, sinais ou uma chamada de atenção para alguma questão emocional que não está sendo atendida.

Somos Seres mentais e assim, antes que algum problema se manifeste no corpo, ele já está ativo no emocional. Por que?

Porque nosso corpo é a "tela de expressão" do Ser, no sentido espiritual, que todos nós somos. O corpo é a última instância usada pela mente, quando alguma questão mental não está em harmonia com os objetivos e propósitos da pessoa.

Antes do sintoma ou da dor aparecer no corpo, a pessoa já sente um ou vários sintomas que causam incômodo, mas ainda assim, não lhe dá a devida importância, geralmente porque não sabe que o seu Eu está lhe avisando que algo não está bem, emocionalmente.

A EmoSomática identifica através dos sintomas ou dores qual é a questão emocional que está causando o incômodo e, então, tratando a questão emocional, a dor desaparece.

O Inconsciente

 

A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais e quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estariam no inconsciente. Uma vez que estes elos inconscientes são descobertos, a aparente descontinuidade está resolvida. “Denominamos um processo psíquico inconsciente, cuja existência somos obrigados a supor – devido a um motivo tal que inferimos a partir de seus efeitos – mas do qual nada sabemos” (1933, livro 28, p. 90 na ed. bras.).

               

No inconsciente estão elementos instintivos não acessíveis à consciência. Além disso, há também material que foi excluído da consciência, censurado e reprimido. Este material não é esquecido nem perdido, mas não é permitido ser lembrado.

               

Além disso, o inconsciente não é apático e inerte, pois há uma vivacidade e imediatismo em sua atividade. Memórias muito antigas quando liberadas para a consciência, podem mostrar que não perderam nada de sua força emocional. “Aprendemos pela experiência que os processos mentais inconscientes são em si mesmos intemporais. Isto significa em primeiro lugar que não são ordenados temporalmente, que o tempo de modo algum os altera, e que a ideia de tempo não lhes pode ser aplicada” (1920, livro 13, pp. 41-2 na ed. bras.).

               

Assim sendo, para Freud a maior parte da mente é inconsciente. Ali estão os principais fatores determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, as pulsões e os instintos.

               

Os neurocientistas têm demonstrado que a mente consciente fornece 5% ou menos da nossa atividade cognitiva (consciente) durante o dia e esse percentual corresponde às pessoas mais conscientes, pois muitas pessoas ainda operam com apenas 1% de consciência.

 

Bruce Lipton [1] diz que a mente inconsciente opera 40 milhões de bits de informação por segundo, enquanto que os processos mentais conscientes são de apenas 40 bits por segundo. Assim, a mente inconsciente é muito mais poderosa do que a mente consciente, e é a mente inconsciente que molda o modo como vivemos a nossa vida.

               

Assim, a maioria de nossas decisões, ações, emoções e comportamentos depende de 95% da atividade do nosso inconsciente, o que significa que a maior parte da nossa vida é resultado da programação gravada em nossa mente inconsciente.

 

Então, a nossa vida reflete a nossa programação inconsciente. Isto é porque o trabalho da mente inconsciente é criar a realidade baseada no programa que foi gravado. Então, diz Bruce Lipton: - se você tem uma programação negativa no seu inconsciente, durante 95% do tempo você vai recriar essas experiências negativas em sua vida, para provar que o programa é verdadeiro.

 

[1] Bruce Harold Lipton, PhD, biólogo celular americano, professor de biologia genética na Escola de Medicina da Universidade Stanford, criador da Epigenética.

Profissionais

Florianópolis

  • Gustavo Meyer

Email: curarquantico@gmail.com

Fone: (48) 99998-6226