EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.

Esparadrapoterapia

  • Elisangela Sanches

Em 1980, surgiram as primeiras experiências com o Spiral Taping, esta técnica terapêutica, que utiliza como equipamento fita adesiva específica ou esparadrapos sem qualquer medicamento, tendo como principal objetivo combater ou diminuir o quadro álgico. Acredita-se que, este recurso, de acordo com a disposição das fitas de esparadrapo e de sua largura, ativa a microcirculação, melhorando assim a irrigação sanguínea no local da aplicação, levando desta forma ao alívio da dor e até mesmo a abolição desta.
Relatos históricos mostram que desde a pré- história o ser humano utiliza as bandagens, cataplasmas, no tratamento de lesões músculo-esqueléticas. A técnica do Esparadrapo terapiafoi aprimorada por Nobutaka Tanaka que observou durante suas aplicações de bandagens espirais que, ao modificar o sentido da aplicação espiral da direita para a esquerda e/ou vice-versa, alterava o resultado da recuperação. Sua pesquisa empírica também demonstrou que a largura da faixa influenciava o resultado do tratamento. Os melhores resultados foram obtidos entre 3 a 5 milímetros de largura. Esta técnica é utilizada com bastante sucesso no Japão, e até mesmo no tratamento e prevenção de lesões musculoesqueléticas dos atletas deste local.​

​​

O que é a técnica do uso dos esparadrapos?


É uma técnica que consiste na colagem de fitas adesivas sobre a pele, melhorando de forma imediata dores, contraturas, distensões, processos inflamatórios e outros, além de resultar no relaxamento das tensões musculares, diminuir edemas, melhorar a mobilidade e o desempenho nas atividades. ​

EFEITOS DA TÉCNICA ​

• Antiinflamatório: normalizando a temperatura local.
• Analgésico: age ativando a circulação sanguínea e no sistema nervoso autônomo, consequentemente aliviando a dor.
• Sinergismo Muscular: regularizar a tônus dos grupos musculares fazendo com que os músculos voltem a trabalhar juntos para conseguir uma ação coordenada das articulações.
• Equilíbrio Energético: através da colagem de fitas nos pontos de acupuntura.​

​​

QUEM PODE SER TRATADO?

Qualquer pessoa, desde crianças até idosos, exceto bebês, pois sua pele é muito sensível.
Em atletas, o Esparadrapoterapia mostrou-se um excelente método de tratamento, tendo sua eficácia comprovada por diversos esportistas tratados nas várias academias paulistas.

​​

O QUE DIFERENCIA A TERAPIA DOS ESPARADRAPOS DOS OUTROS TRATAMENTOS?​

• Efeito imediato
•  Desaparecimento completo da dor em 80% dos casos
•  Possibilidade de harmonia rápida
•  Terapia totalmente indolor e sem o uso de medicamentos
•  Efeito colateral praticamente nulo
•  Tratamento em menor tempo
•  Número reduzido de sessões até a recuperação completa
•  Método de baixo custo​

Indicações


Além de problemas ortopédicos, reumatológicos, lesões esportivas e restabelecimento do sinergismo muscular, o Spiral Taping é indicado principalmente em casos de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), que segundo a Medicina convencional, não existe um tratamento eficaz para esse mal.

Esporão e gota, fascite plantar, entorses de tornozelo, joelho, articulares e musculares, lombar, joanetes, edema, bursite, tendinite,  cólica menstrual, insônia, angustia, câimbra, lombalgia, etc.

Contra Indicação

Pessoas com alergia ao esparadrapo. Peles sensíveis, como as que ficam entre as coxas e a de pessoas idosas, podem ficar machucadas na retirada da fita. Nestes casos pode-se usar esparadrapo antialérgico.

Profissionais

        Rio Grande do Sul        

Gravataí

 

  • Ana Maria Aita Felix

Email: anaaitaterapia@outlook

Fone: (51) 98142-2732

            Rio de Janeiro           

Rio de Janeiro

 

  • Ellen Costa Mendes Soares

Email: ellencmsoares@gmail.com

Fone: (21) 99918-5298