EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

  • 960088634151205
  • Black Instagram Icon

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.

Experiência Somática

Experiência Somática é uma abordagem psicobiológica para o tratamento de ansiedade e estresse pós-traumático. Foi desenvolvida pelo Dr. Peter Levine, um dos líderes no campo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático nos EUA. Segundo o Dr. Levine o trauma é fisiológico; é uma espécie de paralisia (imobilidade tônica) que ocorre quando as respostas de luta e fuga não podem ser completadas numa situação de ameaça à vida.

 

O Dr. Peter Levine observou que os animais  selvagens, apesar de rotineiramente ameaçados, não ficam traumatizados - e isto porque utilizam mecanismos inatos para descarregar os altos níveis de energia que foram ativados no Sistema Nervoso: após a execução de comportamentos defensivos (lutar e fugir), voltam ao estado original de equilíbrio.

 

Embora o ser humano possua os mesmos mecanismos inatos de regulação de seu organismo, estes são frequentemente inibidos pela parte "racional" de nossa mente, o que impede que ocorra a descarga completa da ativação mobilizada para a sobrevivência. A energia não liberada 'molda' e 'alimenta' sintomas diversos e a pessoa vive como se ainda estivesse experimentando a situação original percebida como ameaçadora.

 

Experiência Somática vai ajudar a pessoa a tornar o seu Sistema Nervoso mais resiliente através da modificação da base fisiológica dos sintomas de estresse pós-traumático. A pessoa é ajudada a completar as respostas fisiológicas que ficaram "congeladas" no momento traumático, e assim a descarregar a energia de alta ativação que acompanhou um momento de medo intenso.

A partir do momento em que a ativação traumática começa a baixar, a pessoa começa a processar outras informações  que ficaram pendentes, voltando naturalmente a uma função mais saudável.

Experiência Somática pode ser aplicada por uma ampla gama de profissionais, desde aqueles que já trabalham na área da saúde, tais como psicólogos, terapeutas corporais, médicos, psiquiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, etc; mas também por  todo profissional que lide com pessoas que passaram por algum tipo de trauma.

É especialmente indicado para o tratamento de Estresse Pós-Traumático decorrente de situações habitualmente reconhecidas como traumáticas - acidentes, procedimentos cirúrgicos, complicações pré e peri-natais, violências diversas, doenças graves, desastres naturais, acidentes de carro, assaltos, perdas afetivas entre outras situações. Mas também podem decorrer de acontecimentos aparentemente insignificantes, desde que o "susto" não tenha sido completamente descarregado.

Profissionais

Belo Horizonte

 

  • Rogério Neves.

Email: contato@massoekiterapia.com

Fone: (31) 99749-2004