EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.

Homeopatia

  • Wikipédia

Homeopatia (do grego hómoios + páthos = "semelhante" + "doença") é uma forma de terapia alternativa iniciada por Samuel Hahnemann (1755-1843) quando em 1796 publica a sua primeira dissertação. Baseia-se no princípio similia similibus curantur (semelhante pelo semelhante se cura), ou seja, o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável. A homeopatia reconhece os sintomas como uma reação contra a doença. A doença seria uma perturbação da energia vital e a homeopatia provocaria o restabelecimento do equilíbrio. O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente diluídas de compostos que são tidos como causas em pessoas saudáveis dos sintomas que pretendem contrariar, mas supostamente potencializados através de técnicas de diluição, dinamização e sucussão que liberariam energia. Desse modo, o sistema de cura natural da pessoa é estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora. Este tratamento seria para a pessoa como um todo e não somente para a doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha os seus estados membros a regular a Homeopatia de forma a garantir a inocuidade dos produtos que são comercializados sem prescrição médica. A OMS reconhece que, apesar de se verificar um aumento da utilização de produtos homeopáticos, são poucos os estados com regulamentação aplicável. Segundo esta organização, é necessário contrariar a ideia de que não existem riscos na administração de produtos homeopáticos devido às altas diluições. O documento de Estratégia da OMS sobre medicina tradicional 2002 - 2005 “aborda as questões de segurança, qualidade e eficácia da medicina tradicional (MT) e medicina complementar e alternativa (MCA). O principal objetivo destas estratégias é desenvolver um guia técnico de controlo de qualidade e segurança para produtos de MT/MCA.”

Os defensores da homeopatia referem-se regularmente aos documentos produzidos pela Organização Mundial de Saúde afirmando que esta promove a implantação desta prática em todos os sistemas nacionais de saúde. Todavia, a OMS condena o uso da homeopatia contra doenças graves como malária, tuberculose, aids, gripe e diarreia infantil. No Brasil, é considerada como especialidade médica desde 1980, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, tendo sido incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006. Em muitos países não é considerada especialidade médica. Em 2015 o National Health and Medical Research Council (NHMRC)  da Austrália declarou não existirem  condições de saúde tratáveis com a homeopatia e que o uso da homeopatia pode colocar a saúde das pessoas em risco. (Wikipedia)

Profissionais

    Minas Gerais 

Carmo do Cajuru

  • Daniela Cristina Gonçalves

Email: dani6472@hotmail.com

Fone: (37) 3244-3142 / 99840-5785

Coromandel

  • Daniela Cristina Caetano e Silva

Email: danicriscaetano@gmail.com

Fone: (34) 98820-7800

               Paraná  

Guarapuava

  • Josiane de Oliveira de Souza

Email: josianejds15@gmail.com

Fone: (42) 98855-5118

            Rio de Janeiro           

Duque de Caxias

  • Paulo César dos Santos

Email: paulosanto5620@gmail.com

Fone: (21) 96404-3557 / 96808-2521/ 2671-9617

Niterói

  • Marcelo Guerra

Email:  marceloguerra@terapiabiografica.com.br

Fone:

  • Morghain

Email: druidismomatriarcal@gmail.com

Fone:

        Rio Grande do Sul       

Canguçú

  • Claudiomar Pereira da Cunha

Email: claudiomar.pereira59@terra.com.br

Fone: (53) 3252-1251

               São Paulo              

São Paulo

Email: andrea@corpoeessencia.com.br

Fone: (11) 3271-1889 / 96341-2336