EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

  • 960088634151205
  • Black Instagram Icon

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.

Naturologia

  • Tudo Ela

Você sabia que a profissão de naturólogo é reconhecida pelo Ministério de Trabalho e Emprego do Brasil?

Esse reconhecimento aconteceu em 2015 e desde então a profissão ficou sob os holofotes como uma das mais promissoras carreiras na área da saúde em um futuro próximo.

Área da ciência que estuda a promoção da saúde por meio de práticas baseadas em uma abordagem integral do ser humano e em métodos naturais, a naturologia tem atraído novos adeptos e pessoas interessadas em estudar e atuar na área.

No entanto, a naturologia é um campo de estudo complexo, que exige formação e muito conhecimento. Então antes de embarcar na profissão, que tal conhecer mais sobre essa ciência, os campos de atuação do naturólogo e a situação do mercado de trabalho? Confira essas e outras questões a seguir.

O que é naturologia?

A origem da palavra naturologia é greco-latina e vem da junção das palavras “natura” que significa natureza e “logos” que significa estudo. Assim, podemos defini-la como o estudo dos recursos naturais.

Em outras palavras, a naturologia é a ciência que utiliza métodos naturais tradicionais e modernos para o cuidado, recuperação e manutenção da saúde, assim como para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

De forma geral podemos resumir a naturologia como uma área da medicina complementar que utiliza técnicas naturais apoiadas em estudos científicos, que acabam por contribuir para a promoção da saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida das pessoas como um todo.

Quais as áreas de atuação de um naturólogo?

O naturólogo ou natuterapeuta, é o profissional que estuda e aplica a naturologia.

Esse profissional é responsável por identificar a origem dos desequilíbrios causadores das doenças, pesquisar técnicas, analisar as necessidades individuais, recomendar os tratamentos complementares mais adequados a cada paciente e detectar possíveis problemas de saúde, sempre visando sua integridade física e psicológica.

Dentro das áreas de pesquisa e atuação do naturólogo estão: as plantas medicinais, suas características e efeitos no organismo humano, as essências florais, a cromoterapia, a aromaterapia, a acupuntura, o Qi Gong, física quântica, fitoterapia, iridologia, medicina tradicional chinesa, reflexologia, yoga, entre outros, além de propagar a importância das atividades físicas e da alimentação saudável, analisando e adaptando as técnicas de tratamento às características e necessidades específicas de cada paciente.

Para se tornar um naturólogo é necessário realizar a formação superior de 4 anos. O profissional de naturologia pode trabalhar em hospitais, casas de saúde, postos de saúde, empresas privadas, realização de eventos, ONG´s, e até mesmo Spas que tenham como objetivo a medicina alternativa, realizando as atividades mencionadas acima ou outras que estejam relacionadas à melhoria do bem-estar e condição de vida do ser humano através dos recursos naturais.

Naturologia é a profissão do futuro?

Não é possível dizer com toda a certeza que a naturologia será a profissão do futuro, no entanto, as expectativas são bastante promissoras.

As formas de tratamento alternativo estão em constante crescimento no mercado mundial, apesar da falta de estatísticas oficiais. Cada vez mais as pessoas buscam por tratamentos menos invasivos e que ofereçam resultados com efeitos colaterais reduzidos.

A OMS (Organização Mundial de Saúde), já tem registradas 138 terapias alternativas. Esse aumento da procura às terapias alternativas faz com que o mercado esteja cada vez mais favorável para os profissionais da naturologia, não só no Brasil, mas no mundo todo. Segundo estimativas, no Brasil, em cinco anos, o número de profissionais de terapias alternativas triplicou, atingindo os 60.000 profissionais.

Especificamente para o naturólogo, o mercado é bastante promissor. Além do reconhecimento pelo Ministério de Trabalho e Emprego do Brasil – que garante benefícios como maior visibilidade, carteira de trabalho assinada, piso salarial e o direito de participar de concursos públicos – há também um projeto de lei (PL 3804/12) em análise na Câmara dos Deputados que regulamenta a profissão de naturólogo. Essa regulamentação trará benefícios como o favorecimento da inserção do profissional no SUS pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e a criação do Conselho Federal da profissão.

Portanto, podemos concluir que existe um cenário promissor no mercado para quem deseja seguir a carreira de naturólogo, pois além de ser uma área abrangente, o crescimento do interesse por terapias alternativas traz inúmeras oportunidades para profissionais qualificados na área.

Para quem tiver interesse em cursos de formação em naturologia, é importante destacar que, no momento existem apenas dois cursos reconhecidos pelo MEC no Brasil, um na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo e outro na Universidade do Sul em Santa Catarina.

Profissionais

Florianópolis

  • Mari Mel Ostermann

Email: contato@marimelostermann.com

Fone:

Imperatriz

  • Luiz de Souza Martins

Email: igrejaortodoxabizantina@gmail.com

Fones: (99) 98157-4593

Vitória

  • Alzira Augusta Costa Cardoso

Email: alzira.tch@hotmail.com

Fone: (27) 3227-2913 / 99936-1692