Neuropsicopedagogia

  • Tatiane Castro

Qual a diferença entre pedagogia, psicopedagogia e neuropsicopedagogia?

O que um pode fazer que o outro não faz?

Onde começa um e termina outro?

Então, pra acabar com todas as dúvidas, vou esclarecer de uma forma bem simples e de uma vez por todas essas diferenças e semelhanças.

 

Pedagogia:

A pedagogia é a carreira e ciência que trata da EDUCAÇÃO e instrução.

A pessoa que se forma em pedagogia entende os processos de ensino-aprendizagem. Aprende também métodos de ensino, de modo que o pedagogo disponha do conhecimentos de vários métodos de ensino para que a aprendizagem de uma turma ou de um indivíduo seja mais eficiente.

Em resumo, a pedagogia trata de ensinar e direcionar da melhor maneira a educação e formação das pessoas.

Psicopedagogia:

Psicopedagogia é a intersecção da pedagogia com outras áreas do conhecimento como a psicologia, psicanálise, antropologia.

A área de atuação do psicopedagogo é a APRENDIZAGEM. Sendo assim, o foco da psicopedagogia são os processos de aprendizagem do sujeito (clínica) ou de um grupo (institucional).

Quando uma pessoa apresenta dificuldade em aprender um determinado conteúdo, tendo ou não passado por intervenção pedagógica, o psicopedagogo é o profissional que vai investigar a causa desse obstáculo à aprendizagem (dificuldade, transtorno, etc) para então encontrar a melhor forma de intervir de modo que essa pessoa retorne ao seu processo de aprendizagem normal.

Para isso, o psicopedagogo se utiliza de instrumentos próprios da psicopedagogia.

Neuropsicopedagogia:

A neuropsicopedagogia investiga os processos de aprendizagem buscando integrar os estudos de neurociência à psicopedagogia.

A função do neuropsicopedagogo é investigar e intervir nos obstáculos à aprendizagem se valendo desses conhecimentos.

Agora vamos lá a algumas observações:

A pedagogia é uma ciência milenar, com raízes na Grécia antiga, isso porque o ser humano sempre teve a necessidade de aprender com os demais.

A psicopedagogia surge pela necessidade de encontrar respostas para aquelas pessoas que por algum motivo não conseguem aprender o conteúdo da mesma forma que os demais.

A Neusropsicopedagogia dedica-se a realizar a mesma função da psicopedagogia, se valendo de um instrumento a mais, que é o estudo das neurociências.

Agora, minha opinião pessoal sobre essas duas últimas formações: Não tem diferença nenhuma!!!

Eu fiz graduação em pedagogia e depois pós-graduação em psicopedagogia e também neuropsicopedagogia.

Na psicopedagogia, por estudarmos os transtornos de aprendizagem, temos também disciplinas de neurociências e neuropsicologia. Ou seja, essas disciplinas também são contempladas.

No curso de Neuropsicopedagogia também tem essas disciplinas.

Em livros sobre avaliação neuropsicopedagógica e psicopedagógica, o processo é muito semelhante assim como a intervenção.

Vou deixar aqui meus links para dois livros, um voltado para a psicopedagogia e outro para a neuropsicopedagogia para o caso de você querer comprar. Eu tenho os dois e te garanto que tratam-se de um mesmo processo.

Conclusão:

Eu acredito que as neurociências trouxeram grande contribuição para o desenvolvimento e tratamento de pessoas com dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Acredito também que várias instituições sérias realmente possam planejar uma matriz curricular em que se enfatize o uso das neurociências nos processos e na compreensão da aprendizagem.

Entretanto deixo um alerta: Ao buscar uma pós graduação, analise bem a instituição e a matriz curricular dos cursos, pois existem muitas escolas que focam muito mais em questões comerciais do que realmente a formação de qualidade dos profissionais.

Colocar o prefixo “neuro” nos cursos pode ser muito atrativo comercialmente.

Se optar pela pós em neuropsicopedagogia, investigue a fundo para saber se realmente existe uma diferença significativa entre um curso e outro, inclusive em relação a valores.

Profissionais

            Minas Gerais             

Belo Horizonte

  • Tatiane Castro

Email: contato@tatianecastro.com

Fone: (31) 98703-5528

Minas Gerais - Outras Cidades

Alfenas

  • Dr. Igor Ferreira Machado

Email: cabasicaigor@gmail.com

Fone: (35) 99912-8169

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.