EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.

Pedras Quentes

  • Ana Paula Ramos

A Terapia das Pedras Quentes é a aplicação de pedras aquecidas sobre o corpo, que podem ser alternadas com pedras extremamente frias. As diferentes temperaturas produzem reações fisiológicas extremamente benéficas, principalmente sobre o sistema circulatório, já que a circulação é modificada rapidamente com os estímulos opostos.

Alguns chamam a técnica também de Termoterapia, entretanto a melhor definição para esta é: a aplicação de calor ou de frio sobre o corpo com a finalidade de mudar as respostas fisiológicas no organismo.

ORIGEM

A técnica é mencionada em diversas culturas, desde tempos remotos. Há informações de tratamentos de cura utilizando-se pedras nos ensinamentos indígenas, xamãs e curandeiros antigos. Há menção de sua aplicação na civilização Maia, no Egito, no Japão, na Rússia, no Tibet. Na China utiliza-se pedras aquecidas para relaxar músculos cansados desde a Dinastia Shang (2000-1500 a.C.).

No ocidente, entretanto, é um conceito recente. As primeiras notícias de sua aplicação foram nos Estados Unidos, já neste século. Há estudos de sua aplicação, inclusive em pacientes oncológicos. Em nosso país, a técnica foi apresentada pela esteticista Ala Szerman, e trazida do Tibet.

COMO É REALIZADA A TÉCNICA?

As pedras previamente aquecidas, em aquecedor próprio, são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia, e massageadas ao longo do corpo, com manobras herdadas da massagem sueca e da massoterapia em geral, bem como do shiatsu.

Devemos utilizar óleo vegetal para a prática, podendo ser acrescentados óleos essenciais.

A temperatura sempre deve ser testada para evitar queimaduras. As manobras são executadas e, logo que as pedras se resfriarem serão substituídas por outras. Pedras podem permanecer posicionadas em locais de dor, e também sobre os chakras.

QUAIS PEDRAS SÃO UTILIZADAS?

As pedras utilizadas originalmente são o basalto e o mármore, aplicadas quentes e frias, respectivamente. Entretanto há uma variedade de pedras que podem ser utilizadas na técnica, como por exemplo: ágata calcedônia, feldspato, basalto amigdaloide e pedras plutônicas; essas são pedras que contêm em seu interior substâncias térmicas, ou seja, substâncias que retém o calor por mais tempo.

 

 

INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES

Sua aplicação é indicada nos casos de cansaço e tensão crônicos, estresse, insônia, dores de cabeça, estados depressivos, cólica menstrual e dores musculares, entre outros.

Como estimula a circulação sanguínea, suas contra indicações são as mesmas de uma massagem relaxante.

QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

A aplicação realizada apenas com pedras aquecidas é a mais utilizada no ocidente, em razão do relaxamento provocado. Esta aplicação promove dilatação dos vasos sanguíneos, causando hiperemia local, nutrindo e oxigenando o organismo, além de promover grande relaxamento muscular. O calor relaxa de forma muito eficiente a fibra muscular, portanto facilita o trabalho do profissional e alivia mais rapidamente a dor do cliente.

Há outro benefício muito profundo e eficiente: a troca energética realizada entre a pedra e nosso organismo. No artigo anterior citei que a terra é uma equilibradora de elétrons, pois quando nosso organismo está com elétrons em excesso, a terra puxa o excedente; já quando estamos com uma carga pequena de elétrons, ela doa o que for necessário, sempre buscando equilibrar o funcionamento dos nossos átomos. Como a pedra pertence ao elemento terra, ela realiza a mesma troca. Talvez não na mesma proporção, mas certamente com grande eficiência.

Profissionais

Rio de Janeiro

  • Fernanda Vilela

Email: fernandaluz.vilela@gmail.com

Fone: (21) 99974-1819

  • Dra. Renata Calvano de Carvalho

Email: clinicadeayurveda@gmail.com

Fone: (21) 98272-2070

São José

E-mail: lotushouseterapias@gmail.com

Fone: (48) 99827-8952

São Paulo

  • Cristina Aparecida Cara

Email: caccara@yahoo.com.br
Fone: (11) 3449-2985 / 97426-3770

  • Klaus C. R. Belau

Email: klausmassoterapeuta@gmail.com

Fone: (11) 2638-6319

  • Sueli Petena

Email: suelipetena@gmail.com

Fone: (11) 97285-3894

São Paulo - Outras Cidades

Santos

  • Cris Serrachioli

Email: cris.serrachioli@gmail.com

Fone: (13) 99134-3706

​São Caetano do Sul

  • Silvana Bete Prata

Email: silvanabete@hotmail.com

Fone: (11) 98219-8506