Anatomia do ombro congelado

Atualizado: Jun 23



Prof. Dra. Ana Murray

Educação Física  e Reabilitação  - Fisioterapia Motora Clínica e Hospitalar  Quiropraxia e Método Kabat  - Medicina Ayurveda - Reeducação Músculo Articular - Ventosaterapia - Barras de Access



Ombro Congelado é um nome que usamos para uma patologia que começa com a aderência da cápsula do ombro em um processo inflamatório progressivo, que também pode ser conhecida como Capsulite Adesiva.


E o que é Capsulite Adesiva ou esse tal de Ombro Congelado?

Resumidamente é quando a capsula que envolve seu ombro inflama a tal ponto que impede que esta articulação se mova livremente. Ela é como uma segunda pele, que fica acima do músculo e abaixo da pele do ombro, literalmente entre essas duas estruturas. Que quando inflamada, a sensação que se tem é que estamos vestindo uma roupa apertada.

Não obstante a isso uma das queixas dos pacientes é a sensação de estar vestindo uma camiseta com a manga apertada na axila e que a pressão é tão forte que chega a esfriar e formigar a região.

O sinal mais importante para saber se realmente você esta desenvolvendo esta doença é não conseguir levantar o braço a frente do corpo (flexão anterior do ombro), não conseguir colocar o cinto no passante da calça ou no caso das mulheres abotoar o sutiã na região que fica entre as escapulas (rotação medial do ombro) e a presença de dor noturna; aquela que te acorda no meio da madrugada.

Quando palpamos o ombro deste paciente, o mesmo refere uma dor intensa e em queimação como um círculo bem específico no meio do ombro uma região conhecida como área da injeção ou da vacina, próximo ao músculo deltoide em suas fibras mediais.


Tudo isto junto sugere que você esta desenvolvendo o que chamamos de Capsulite Adesiva. Academicamente podemos dividir em três fases: 1ª capsulite adesiva, 2ª ombro congelado e a 3ª descongelamento; há na literatura médica a descrição completa destas fases. O tempo de desenvolvimento e acometimento difere de paciente para paciente, mas em media a duração pode ser de 6 a 24 meses.

Este tempo entre as fases dependerá de vários fatores, os quais também definem a doença; são eles: o sexo feminino é o mais acometido principalmente mulheres acima dos 40 ou em períodos pré ou pós menopausa, diabética e hipertensa; são as mais propensas porém a ciência descreve que a afecção pode afetar também homens jovens pseudosaudaveis.

Então afinal o que causa a Capsulite adesiva?

Infelizmente ainda não temos com certeza e clareza quais são as causas exatas desta doença, o que sabemos é que são as somas desses fatores associadas com processos inflamatórios crônicos, pós cirúrgicos da articulação, lesões crônicas do ombro como tendinite calcárea ou bursites.

Alguns autores também relatam o desenvolvimento deste processo inflamatório com a associação das doenças da tireoide ou ainda pós fratura do ombro.

E tem tratamento?

Sim e com excelentes resultados principalmente quando diagnosticamos a doença precocemente. A fisioterapia possui técnicas e ferramentas que tratam e solucionam as dores e melhoram a perda de movimento, é o que chamamos de reabilitação ou retorno das funções de atividade diária. Não é rápida nem tão pouco fácil, mas funciona e resolve em 90% dos casos, segundo pesquisas científicas.

Ah! Não esqueça do papel do seu médico que fez o diagnostico e use a medicação que foi solicitada corretamente.

Podemos prevenir?

Como tudo na vida a prevenção é sempre o melhor negócio!

Vida mais saudável, com alimentação adequada e exercícios regulares, porque verdadeiramente você é o que come, o que pensa e como se movimenta.

Não há milagre e nem remédio que vá curar imediatamente qualquer doença sem esforço nenhum do paciente.

Se você sente dores constantes no ombro, não espere um ano após quilos de relaxantes musculares e analgésicos para procurar uma avaliação médica e um tratamento com fisioterapia.

Ouça seu corpo, diga a ele que você sabe o que esta acontecendo de errado e que vai com muito amor cuidar bem dele.


Tenho certeza que ele ficara muito grato!

0 visualização

EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.