Eneagrama

Atualizado: Jun 23



Hellen Dalla

Psicologia  -  Hipnose  - LMT  -  Terapia Sistêmica e Constelações Familiares e Organizacionais  -  Cura Quântica Estelar -  Reiki Usui  -  Eneagrama  -  EFT  - Radiestesia e Mesa Radiônica Quântica



Eneagrama

Mas que estória é essa?

Então...

A palavra eneagrama vem do grego ἐννέα [ennea, que significa nove] e γράμμα [gramma, que significa figura ou desenho]. Figura de nove lados ou pontas, esta é a estrela que deu origem a este infinito de possibilidades que é o eneagrama.


Há indícios não muito claros de que já havia a figura do eneagrama no Egito antigo, na Mesopotâmia e várias fontes, não muito claras, de sua origem, mas quem de fato trouxe este conhecimento para o ocidente foi um místico armênio chamado Gurdjieff, sendo o primeiro livro traduzido sobre assunto pelo boliviano Oscar Ichazo para, em seguida, ser amplamente divulgado no ocidente pelo chileno Claudio Naranjo.


O eneagrama das personalidades é, basicamente, a leitura e a tradução da figura de uma estrela de nove pontas em um sistema de aplicação para a vida e a existência humana que diz que existem nove tipos de personalidades, nove diferentes visões de mundo e que eu e você somos um entre estes nove tipos.


Quando eu fiz o meu primeiro curso de eneagrama básico em 2015 eu me perguntei: mas como eu, que estou exatamente procurando sair das definições vou me encaixar em uma, e pior, uma entre nove (só nove) tipos?

Mas aquela estrela brilhava me chamando e eu sabia que alguma coisa tinha ali que eu precisava descobrir. Depois deste primeiro "encontro" com o eneagrama básico eu me apaixonei pelos segredos e maravilhas desta estrela e não só me encaixei como me apaixonei por este universo de infinitas possibilidades.


A má noticia que eu tenho para vocês é que SIM, eu descobri que eu estou (estamos) nesta caixa. Existe uma limitação desta existência pelo ego que é padronizado em muitos aspectos, em diferentes níveis de consciência. A boa notícia é que o eneagrama nos dá todas as ferramentas para sair desta caixa e perceber os padrões egóicos do nosso comportamento e evoluir. Através da expansão de consciência gerada por este conhecimento passamos a ser cada vez menos parecidos com o nosso “eneatipo” em um processo de equilíbrio, crescimento e evolução.


O eneagrama não tem a pretensão de te fazer um ser mais espiritual, ele tem a função de te tornar um ser humano melhor, mais próximo da essência divina e cada vez mais desapegado dos padrões egóicos dentro do processo evolutivo.


Agora é hora de descortinar um pouco sobre cada um dos tipos ou cada ponta desta bendita estrela, lembrando que, todos nós temos um pouco de cada tipo sendo que um deles é aquele que se encaixa perfeitamente na sua alma.


Não tente através desta curta descrição se encaixar porque, para isso, é preciso um estudo mais aprofundado, não só de como você age, mas especialmente do "porque" você age assim, qual é a motivação básica para o seu padrão de comportamento.


Então vamos lá...

Tipo 1 – Na essência, este eneatipo vem trazer ao mundo a perfeição porém, a distorção do seu ego faz com que o perfeccionismo se torne o seu maior desafio. O seu caminho de crescimento é substituir a raiva interna e a indignação que sente com os erros da humanidade pela virtude da quietude, da serenidade e da aceitação das coisas como são na vida e nos relacionamentos. Feito isso consegue expressar-se em ideias práticas, autocontrole, gratidão, disciplina e foco preciso, prudência e outras tantas características preciosas que traz na sua essência.

Animal tipo 1 – Formiga e cavalo

Planeta tipo 1 – Saturno

País tipo 1 – Japão


Tipo 2 – O tipo 2 traz na sua essência o amor incondicional porem a distorção do seu ego é o orgulho. Este eneatipo enxerga o mundo como o mundo dos relacionamentos e tem necessidade de se sentir importante e querido, para isso ele pode deixar de cuidar da própria vida na medida em que tenta cuidar da vida das pessoas que ama. O caminho de evolução é exatamente passar do orgulho para a humildade entendendo que está tudo bem se ele não for querido por todos o tempo todo. Feito isso é capaz de se expressar em equilíbrio, prontidão para ajudar, carisma, misericórdia, cuidado, doação espontânea, simplicidade e outras tantas características próprias da sua essência.

Animal tipo 2 – Cachorro

Planeta tipo 2 – Júpiter

Pais tipo 2 – Israel e México

Tipo 3 – O tipo 3 traz na sua essência a capacidade de materialização e a distorção do ego pode leva-lo à vaidade excessiva e a uma busca frenética por metas e resultados na tentativa de ser amado. O vício emocional deste eneatipo é o autoengano e a dificuldade de se perceber já que, na tentativa de ser um sucesso acaba se esquecendo de quem é de fato e sendo aquilo que a sociedade espera que ele seja. O caminho de evolução deste eneatipo é sair do autoengano e reencontrar a sua verdadeira essência que traz em si autoconfiança, determinação, ambição, faro para as oportunidades, verdade, devoção à família entre outras virtudes.

Animais tipo 3 – Pavão e camaleão

Planeta tipo 3 – Terra

Países tipo 3 – Estados Unidos e Coréia do Sul


Tipo 4 – O tipo 4 traz ao mundo a beleza e a originalidade, enxerga o mundo com profundidade de significado, nada pode ser simples ou banal porque este eneatipo está sempre buscando requinte e sofisticação em todas as experiências, principalmente as internas e emocionais, podendo cair em um estado de melancolia quando tenta achar a beleza nos processos de sofrimento. O desejo de ser único e especial o leva a se comparar excessivamente com os outros e, neste sentido o vício emocional da inveja é o seu maior desafio que será vencido ao desenvolver a equanimidade. O equilíbrio entre o emocional e o mental é o caminho de evolução do eneatipo 4. Em equilíbrio, é um alquimista nato. Expressa-se artisticamente transformando tudo em arte, elegância, beleza e cura.

Animais tipo 4 – Gato e borboleta

Planeta tipo 4 – Marte

Países tipo 4 - Argentina e França


Tipo 5 – O tipo 5 tem na sua essência a sabedoria e traz ao mundo o conhecimento buscando uma explicação mental e lógica para o funcionamento do universo. Para este tipo a privacidade é fundamental e pode ter dificuldade de trazer para a vida prática todo o conhecimento que adquiri através dos estudos. O apego ao seu próprio saber e a impaciência com aquilo que ele considera ignorância alheia faz com que tenha dificuldade de se doar. Por ficar muito envolvido com os seus próprios processos mentais, pode encontrar dificuldades em compartilhar e às vezes, pode parecer distante, ou até ser percebido como antipático. O vício emocional deste tipo é a avareza, não só material, mas especialmente de doar a si mesmo. A evolução do tipo 5 é o caminho do mental para o sentimento, rendendo a mente ao coração para celebrar a vida. Em equilíbrio expressa a sua inteligência lógica, mente estratégica, prudência, generosidade e outras tantas virtudes próprias da sua essência.

Animais tipo 5 – Águia e coruja

Planeta tipo 5 – Mercúrio

Países tipo 5 – Suíça e Finlândia


Tipo 6 – O tipo 6 traz na sua essência a coragem e a confiança, porem a distorção do seu ego faz com que viva em dúvida. Na sua visão, o mundo contém ameaças constantes, por isso vive elaborando estratégias de ação de menor risco; está sempre duvidando de tudo até que se conquiste a sua confiança. O seu apelido no eneagrama é o cético leal, pois a partir do momento que confia é completamente leal. O seu vício emocional é o medo e o seu caminho de evolução é deixar de se preocupar tanto com as ameaças reais ou imaginárias e assumir a autoridade de si mesmo e a coragem que ele traz na sua essência para seguir fazendo aquilo que acredita. Em equilíbrio expressa-se como protetor, grande administrador, trabalhador, justo, generoso, corajoso, ético, afetuoso entre outras características da sua essência.

Animais tipo 6 – Coelho e ratazana

Planeta tipo 6 – Sol

Países tipo 6 – Alemanha e Vietnã


Tipo 7 – O tipo 7 enxerga o mundo como o lugar dos prazeres e a vida como uma celebração. Muito criativo e leve, deseja viver todas as experiências e experimentar o lado bom das coisas. Tende a não assumir responsabilidades e desfocar dos seus interesses vivendo muitas experiências porem em um nível muito raso de significado e comprometimento. A paixão, ou o vício emocional deste tipo é a gula no sentido de excesso, quantidade de experiências e o caminho de crescimento é migrar desta gula para a virtude da sobriedade, entendendo que as dores e o sofrimento são parte importante do aprendizado e da evolução. Em equilíbrio expressa a sua imaginação colorida, alegria, jovialidade, sedução espontânea, leveza de movimento, comunicação, ousadia, prazer de viver entre outras características próprias da sua essência.

Animais tipo 7 – Beija-flor e papagaio

Planeta tipo 7 – Vênus

Países tipo 7 – Brasil e Jamaica

Tipo 8 – O tipo 8 traz na sua essência o poder. Na sua visão, o mundo é dividido entre os fortes e os fracos. O vício emocional é a luxúria por isso o desejo de experiências intensas. Chegar "chegando", falar alto, e andar no limiar entre a grosseria, a sinceridade e a franqueza são características próprias deste tipo explosivo. Esta força desenvolvida faz com que este eneatipo seja assertivo, objetivo e realizador. Em desequilíbrio cria as próprias regras e leis pensando ser sua a verdade. Em equilíbrio expressa-se através de uma liderança abrangente, atração magnética, ousadia, disposição à luta, força, persistência, paixão pela vida, ingenuidade entre outras tantas características benditas.

Animais tipo 8 – Leão e tubarão

Planeta tipo 8 – Urano

Países tipo 8 – Itália e Rússia


Tipo 9 – O tipo 9 em essência é a paz! Considerado o eneatipo mais “gente boa” do eneagrama, sendo para ele o mundo ideal aquele desprovido de qualquer tipo de conflito. Busca sempre harmonizar tudo e todos até o momento que explode... nesta hora - salve-se quem puder! Na tentativa de harmonizar o planeta tende a priorizar demasiadamente as questões dos outros em detrimento das suas, olhar para a sua realidade mesmo que ela tenha conflitos. Na distorção do ego a paz se torna preguiça, não a preguiça no sentido de falta de ação, mas uma preguiça de si mesmo, sendo este o seu vício emocional. O caminho de evolução do eneatipo 9 é migrar deste “cansado de si” para uma atitude chamada de ação certa, quando ele faz aquilo que deve ser feito na hora que deve ser feito para o desenvolvimento próprio, quando o tipo 9 entra neste fluxo de crescimento expressa-se de forma paciente, bem-humorada, otimista, imparcial, ética, íntegra, compreensiva, sendo um excelente ouvinte e mediador.

Animais tipo 9 – Elefante e bicho preguiça

Planeta – Lua

Países – Índia e Portugal


Esta é uma visão muito resumida deste universo de possibilidades que o eneagrama nos traz. Se você gostou e se interessou, pesquise mais e descubra qual o seu eneatipo e qual o caminho de evolução para alcançar o equilíbrio e ter o melhor desempenho em todos os pilares da sua vida.


Se precisar de ajuda, entre em contato...

Namastê

0 visualização

EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.