Método Kabat

Atualizado: Jun 23



Prof. Dra. Ana Murray

Educação Física  e Reabilitação  - Fisioterapia Motora Clínica e Hospitalar  Quiropraxia e Método Kabat  - Medicina Ayurveda - Reeducação Músculo Articular - Ventosaterapia - Barras de Access



CONCEITO DE TRATAMENTO COMO FILOSOFIA DE VIDA A Fisioterapia tem um leque muito rico de métodos, técnicas e conceitos para tratamento de diversas doenças. Hoje irei apresentar para vocês um dos Métodos mais consagrados na reabilitação e que tem uma aplicabilidade que vai além de apenas, uma ferramenta de exercícios.

Este método recebe o nome de seu precursor, Dr. Herman Kabat, que desenvolveu o conceito de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) pela sua experiência como neurofisiologista e médico. Com o auxílio da enfermeira Elisabete Kenney, e também, com a parceria da fisioterapeuta Margareth Knott, juntos desenvolveram técnicas manuais com fundamentação em bases neurofisiológicas da inervação e inibição reciprocas, indução sucessiva e o fenômeno de irradiação, estudadas e comprovadas por Charles Scott Sherrington, premio Nobel de Medicina por seus estudos revolucionários em Neurologia, como o do mapeamento dos dermatomos sensoriais.

Primordialmente este é um método indicado para doenças neurológicas, mas o que poucos sabem é que este método possui uma abordagem que pode e deve ser utilizada em distúrbios ortopédicos, traumatológicos e cardiorrespiratórios.

Podendo e devendo ser utilizados desde a pediatria até a geriatria. Explico: com o pensamento de que todo movimento humano acontece em espiral e diagonal e que tudo parte da capacidade da memória motora.

Os movimentos realizados pelo método trabalham com a ideia de estimular as áreas mais fortes do corpo realizando o que chamamos de fenômeno de irradiação para fortalecer as áreas mais debilitadas.

Por isto o termo FACILITAÇÃO: tornar mais fácil o mecanismo neural do aprendizado e da memória motora. PORQUE FILOSOFIA DE VIDA, MÉTODO OU CONCEITO?

Segundo Herman Kabat, idealizador do método, nós somos os reeducadores do movimento porque nascemos com o movimento, vamos somando movimentos novos aprendidos e então morremos quando não há mais movimento.

Assim todo ser humano responde de acordo com as solicitações a que se expõe. Todos os potenciais existentes podem se desenvolver, reforçando e utilizando o que o paciente tem de melhor.

O enfoque terapêutico é sempre positivo tanto para o nível físico como para o psicológico.

O termo NEUROMUSCULAR refere-se ao músculo com sua inervação, em conjunto com a cognição e emoção quando estimulados.

É o reordenamento como um gatilho para o novo aprendizado, dentro de um conteúdo existente que acontece em conjunto com o estímulo verbal, técnica utilizada para direcionamento do exercício durante as sessões.

O objetivo primário de todo o tratamento é facilitar ao paciente o alcance do seu mais alto nível funcional, redescobrindo os movimentos esquecidos ou que por alguma razão ficaram desorganizados.

E o mais importante dos três termos, PROPRIOCEPTIVA: palavra que define o estímulo dos receptores do aparelho locomotor que é considerado como uma unidade completa senso-psico-motriz.

Refere-se também aos receptores sensoriais que enviam informações relacionadas ao movimento e posicionamento corporal, a propriocepção propriamente dita.

Esta propriocepção é estimulada por intero e exteroceptores através das sensações táteis, cinéticas, auditivas e visuais.

Portanto a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) é um método com técnicas que promovem as respostas dos mecanismos neuromusculares através de estimulação da maior quantidade possível de receptores do sistema nervoso central e periférico.

O Método Kabat/FNP capacita os fisioterapeutas a ensinar e realizar um programa de tratamento terapêutico completo, com exercícios mais ricos e elaborados, estimulando não só um músculo, mas o conjunto corporal.

Esta é uma abordagem global direcionada para o ser humano como um todo e não para um problema especifico ou um segmento corporal.

Busque sua diagonal, entenda a sua espiral e desenvolva o potencial do movimento natural humano.

Use sempre o que você tem de melhor!

0 visualização

EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.