O que a Fisioterapia pode fazer por você?

Atualizado: Jun 23



Prof. Dra. Ana Murray

Educação Física  e Reabilitação  - Fisioterapia Motora Clínica e Hospitalar  Quiropraxia e Método Kabat  - Medicina Ayurveda - Reeducação Músculo Articular - Ventosaterapia - Barras de Access



A fisioterapia é uma ciência consagrada e reconhecida que há mais de 50 anos vem se desenvolvendo, se renovando e vencendo muitos desafios pelo mundo afora. Embasada em estudos de diagnósticos, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas, ou alterações dos movimentos que podem estar associadas ou decorrentes de afecções de órgãos, aparelhos e sistemas físicos. Como na medicina, ela se divide em especialidades desde as mais convencionais tais como neurológica, ortopédica, cardiológica, intensiva e assim por diante; e as mais inovadoras como a fisioterapia ocular, fisioterapia ortognática, fisioterapia oncológica, fisioterapia na saúde da mulher e do homem/ginecológica e urológica, fisioterapia manipulativa como osteopatia e quiropraxia, a fisioterapia voltada para a terapia manual e segue-se mais uma gama enorme de terapias já bem conceituadas. A fisioterapia compõe um universo extenso e lindo de se estudar e trabalhar! Mesmo comparando as técnicas convencionais com as inovadoras essas duas fisioterapias interagem e trabalham muito bem juntas para a melhora e o bem estar das pessoas.

Como exemplo podemos citar uma queixa frequente em nossos consultórios que são as dores de cabeça na região frontal; aquelas em que existe uma pressão incrível na testa ou acima das sobrancelhas. O paciente após várias tentativas diagnósticas de descobrir a causa ou o por quê dessas dores não entende por que os exames nunca apresentam nenhuma doença, mas a dor está lá e insiste em ficar. Entenda que não estamos descartando as avaliações médicas necessárias, muito pelo contrário, elas devem sim serem feitas e comparadas ao que se sente. Então o paciente descobre que seu pescoço estava tão “tenso”, duro ao movimento e difícil de aguentar o peso dele mesmo e da cabeça. Com a avaliação cinético-funcional do fisioterapeuta ele descreve como se sente e quando este quadro começa. Então é ai que a fisioterapia pode lhe ajudar: ensinando alongamentos que fazem parte da fisioterapia funcional, uso de compressas que fazem parte da termoterapia e o manejo da dor que faz parte da fisioterapia neurológica mas, mais do que isso, o fisioterapeuta o faz entender como e porque esta dor acontece e isto faz parte da fisioterapia comportamental.

Importante salientar que Fisioterapia não é só “choquinho” e “gelo” ou ainda massagens por massagens só para diminuição de tensão muscular, ideia vastamente divulgada de forma equivocada. Tudo certo... Nada errado... Apenas tudo tem seu tempo e seu lugar apropriado.

O que a Fisioterapia pode fazer por você hoje é ensinar-lhe todas essas ferramentas conscientes para seu autoconhecimento e empoderar seu corpo para que ele diga a você onde, como e por que esta disfunção se manifesta e desta forma é você quem comanda sua melhora.

A Fisioterapia lhe dá a capacidade de auto-tratamento e o Fisioterapeuta é seu parceiro nesta jornada incrível que é decifrar como o seu corpo funciona em movimento ou com o movimento. A Fisioterapia é um universo cheio de estrelas que guia o ser humano na direção da corporificação da experiência consciente e saudável de se movimentar!

0 visualização

EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.