Reeducação Postural Global

Atualizado: Jun 23


Prof. Dra. Ana Murray

Educação Física  e Reabilitação  - Fisioterapia Motora Clínica e Hospitalar  Quiropraxia e Método Kabat  - Medicina Ayurveda - Reeducação Músculo Articular - Ventosaterapia - Barras de Access



Esta técnica é indicada para pessoas que tem alguma alteração postural ou é diagnosticada com doenças ortopédicas como escoliose, hiperlordose, pernas arqueadas (pernas arqueadas) ou geno valgo (joelhos em X), pés cavos ou planos.

Mas o que podemos considerar boa postura ou ainda como deve ser uma boa postura corporal? O conceito de postura corporal vem do latim “Positura”, no sentido físico, o conceito esta associado a correlação entre as extremidades e o tronco e as posições das articulações e a posição do corpo humano em movimento ou de forma estática.

Considerando-se que uma boa postura corporal esta relacionada em manter a posição da coluna vertebral ereta, o que permite a melhor oxigenação dos órgãos e sistemas, evitando e prevenindo problemas tanto na coluna vertebral quanto na musculatura envolvida, principalmente.

Em suma, o que podemos considerar uma postura corporal saudável é a busca incansável da simetria e proporcionalidade dos segmentos corporais em volta do eixo da gravidade conservando as curvas e amplitudes fisiológicas corporais.

Alguns catedráticos consideram esta definição um tanto quanto filosófica. Isto é fato! Porém, até o momento é o que podemos considerar como definição e respeitando a relação da postura corporal com relação ao gênero, idade e etnias.


Explico: as mulheres tem um arcabouço ósseo diferente dos homens, as crianças estão em desenvolvimento e ainda existe a condição de cada etnia; africanos, asiáticos, europeus cada uma delas tem sua peculiaridade com relação a postura corporal e arcabouço ósseo, cientificamente relatados e comprovados.

Mas seguindo, mantendo e respeitando a anatomia, fisiologia e biomecânica humana conseguiremos trabalhar de forma assertiva e adequada. Neste prisma é que a Reeducação Postural Global, conhecida como RPG se encaixa.

A RPG foi desenvolvida na França, no início da década de 1980, pelo fisioterapeuta Phillipe Emmanuel Souchard, que baseou suas técnicas em biomecânica, fisiologia e teoria das cadeias musculares. O diferencial do Método RPG é a valorização do tratamento dos músculos responsáveis pela postura. Uma vez identificados, começa o trabalho para alonga-los e devolver a qualidade de vida ao indivíduo.

A técnica é cientificamente comprovada e se fundamenta em 3 pilares:

1- INDIVIDUALIDADE: cada pessoa deve ser tratada conforme suas particularidades.

2- CAUSALIDADE: nem sempre o sintoma explica as causas do problema.

3- GLOBALIDADE: tratar o corpo como um todo e não apenas áreas doentes.

O método considera como força motriz para o tratamento a RESPIRAÇÃO; parte fundamental para a realização das posturas e dos alongamentos. Com isto o RPG ensina a pessoa a ser mais consciente da sua postura corporal, o que já é um estímulo para que ela se esforce em manter sua qualidade de vida de uma maneira mais suave e simples.

O paciente ainda se beneficia do fortalecimento muscular, melhora do tônus, eliminação de tensões acumuladas por problemas emocionais e do alívio de problemas respiratórios; esses são apenas alguns exemplos.


Esses exercícios são altamente favoráveis para o equilíbrio emocional e para a melhora da qualidade de vida do paciente.

As sessões duram entre 45 minutos a uma hora; são orientados por um/a fisioterapeuta através de um tratamento individual e não tem restrições de idade, sendo indicado a pessoas de qualquer faixa etária.

O princípio mais brilhante deste método é o de que cada indivíduo reage de maneira diferente ao mesmo problema e, portanto, não se tem "recorta e cola" de tratamento, o foco é a globalidade e não a ênfase na doença.

Para quem busca equilíbrio, flexibilidade e harmonia do corpo, o método RPG é o mais indicado porque utiliza posturas estáticas com o objetivo de atuar no conjunto das cadeias musculares de modo que os músculos estáticos sejam alongados e os dinâmicos contraídos. Um “FAIR PLAY” (jogo equilibrado) entre os músculos agonistas e antagonistas. Essas posturas são aplicadas de forma progressiva suave e lentamente.

Este método harmônico, efetivo e eficaz pode ser utilizado tanto para tratar como para prevenir doenças relacionadas a postura corporal.

E não se esqueça: ouça, observe e respeite seu corpo, pois quando você o ajuda ele nunca te deixa na mão e ainda agradece.

0 visualização

EVENTOS

Cursos

Divulgue seu evento

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.