Psicopedagogia

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Segundo Silvana Martines e Silvia Felizardo (1934) a psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da linguística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina. Existem dois tipos de Psicopedagogia: a Institucional e a Clínica. A linha da psicopedagogia Institucional promove uma relação entre os professores e o processo de ensino - aprendizagem, a fim de melhorar a instituição escolar e os problemas de aprendizagem na mesma. A psicopedagogia está intimamente ligada à psicologia educacional, da qual uma parte aplicada à prática. Ela diferencia-se da psicologia escolar, também esta uma subdisciplina da psicologia educacional, sob três aspectos:

  • Quanto à origem - a psicologia escolar surgiu para compreender as causas do fracasso de certas crianças no sistema escolar enquanto a psicopedagogia surgiu para o tratamento de determinadas dificuldades de aprendizagem específicas;

  • quanto à formação - a psicologia escolar é uma especialização na área de psicologia, enquanto a psicopedagogia é aberta a profissionais de diferentes áreas e

  • quanto à atuação - a psicologia escolar é uma área propriamente psicológica enquanto a psicopedagogia é uma área plenamente interdisciplinar, tanto psicológica como pedagógica.

 

Índice

  • 1Algumas questões teóricas

    • 1.1 Concepção da Análise do Comportamento

    • 1.2 Concepção Racionalista

    • 1.3 Concepção Construtivista

  • 2 Regulamentação

  • 3 Terminologia

  • 4 Referências bibliográficas

  • 5 Referências

  • 6 Ver também

  • 7 Ligações externas

 

Algumas questões teóricas

Concepção da Análise do Comportamento

De acordo com a concepção da Análise do Comportamento, o processo de aprendizagem acontece na relação entre o objeto de conhecimento e o aluno. O professor programa a forma como o objeto de conhecimento será organizado, respeitando as características individuais do aluno. O objetivo é que o aluno se interesse pelo processo de conhecimento e aja sobre o objeto de conhecimento.

Apesar do que alguns críticos erroneamente afirmam, para os analistas do comportamento o aluno não deve assumir uma posição passiva durante o aprendizado. Pelo contrário, responder a questões, formular questões e relacionar diferentes conteúdos é fundamental. Para que a aprendizagem seja mais efetiva, o professor deve investigar o nível de conhecimento do aluno, identificando seus pontos fortes e fracos e adaptando os conteúdos de forma a facilitar o ensino.

Concepção Racionalista

Na concepção racionalista, a aprendizagem é fruto da capacidade interna do aluno. Ele é, ou não, “inteligente” porque já nasceu com a capacidade, ou não, de aprender. Sua aprendizagem também estará relacionada à maturação biológica, só podendo aprender determinados conteúdos quando tiver a prontidão necessária para isso. O aluno já traz uma capacidade inata para aprender. Quando não aprende, é considerado incapaz; se aprende diz-se que tem um bom grau de quociente intelectual ou (Q.I.). Nesta concepção, o papel do professor é de organizador do conteúdo, levando em consideração a idade do indivíduo. De acordo com as pesquisas na área cognitiva de aprendizagem, quando uma pessoa apresenta uma deficiência de aprendizado em algum assunto específico, é provável que as ferramentas mentais como análise, percepção, memória, analogia, imaginação e organização mental das informações não estarão desenvolvidas apropriadamente. É necessário preparar essas competências mentais para desenvolver o aprendizado mais sistêmico antes de aplicar o conteúdo em si no aluno. Essa "capacidade inata" de aprender é vista como variável, porque, dependendo do seu sistema mental, o indivíduo pode tê-lo desenvolvido muito bem ou não. Caso negativo, uma orientação especial é capaz de desenvolver esses pontos mais precários de aprendizagem.

Concepção Construtivista

A concepção construtivista define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. O aluno é um elemento ativo que age e constrói sua aprendizagem. Cabe ao professor instigar o sujeito, desafiando, mobilizando, questionando e utilizando os “erros” de forma construtiva, garantindo assim uma reelaboração das hipóteses levantadas, favorecendo a construção do conhecimento. Nesta concepção o aluno não é apenas alguém que aprende, mas sim o que vivencia os dois processos, sendo ao mesmo tempo ensinante e aprendente.

Alguns teóricos da Psicopedagogia defendem que “para que haja aprendizagem, intervêm o nível cognitivo e o desejante, além do organismo e do corpo” (Fernández, 1991, p. 74), por isso aproxima-se dos referenciais teóricos do construtivismo, pois foca a subjetivação, enfatizando o interacionismo; acredita no ato de aprender como uma interação, crença esta fundamentada nas ideias de Pichon Rivière e de Vygotsky; defende a importância da simbolização no processo de aprendizagem baseada nos estudos psicanalíticos, além da contribuição de Carl Gustav Jung pela psicologia analítica.

É necessário que o psicopedagogo tenha um olhar abrangente sobre as causas das dificuldades de aprendizagem, indo além dos problemas biológicos, rompendo assim com a visão simplista dos problemas de aprendizagem, procurando compreender mais profundamente como ocorre este processo de aprender numa abordagem integrada, na qual não se toma apenas um aspecto da pessoa mas sua integralidade.

Necessariamente, nas dificuldades de aprendizagem que apresenta um sujeito, está envolvido também o ensinante. Portanto, o problema de aprendizagem deve ser diagnosticado, prevenido e curado, a partir dos dois personagens e no vínculo. (Fernández, 1991, p. 99). Assim, cabe ao psicopedagogo voltar seu olhar para esses sujeitos, ensinante e aprendente, como para os vínculos e a circulação do saber entre eles. Como afirma Paín, uma tarefa primordial no diagnóstico é resgatar o amor. Em geral, os terapeutas tendem a carregar nas tintas sobre o desamor, sobre o que falta, e poucas vezes se evidencia o que se tem e onde o amor é resgatável. Sem dúvida, isto é o que nos importa no caminho da cura (Paín, 1989, p. 35).

O psicopedagogo Reuven Feuerstein, criador das teorias da Experiência da Aprendizagem Mediada e da Modificabilidade cognitiva estrutural, defende a ideia de que a inteligência pode ser "exercitada" e "expandida". O método Feuerstein, de estímulo da inteligência, tem auxiliado indivíduos portadores de deficências e considerados inaptos. Indivíduos, como o neto de Feuerstein (portador de síndrome de Down), apresentaram um grande desenvolvimento de inteligência, adquirindo a capacidade de aprender.

Profissionais

                 Alagoas                 

Maceió

  • Ester Monteiro

Email: psicoester@gmail.com

Fone: (82) 99372-8806

  • Deusa Oliveira

Email: deusagabrielly@gmail.com

Fone: (82) 99971-1063

  • Solange Rossiter

Email: larirossiter@hotmail.com

Fone: (82) 99644-8235

                 Amapá                  

Macapá

  • Nazaré Borges de Carvalho

Email: maninhadobem@hotmail.com

Fone: (96) 99201-2606

                   Bahia                   

Salvador

  • Aline Dunham

Email: psicopedagogiasalvador@gmail.com

Fone: (71) 99217-0795

  • Ilda Rios Carneiro

Email: hildarioscarneiro@gmail.com

Fone: (71) 99328-3940

  • Juliana Costa

Email: juliandradecosta@outlook.com

Fone: (71) 99267-6197

Bahia - Outras Cidades

Firmino Alves

  • Rejane Silva Passos

Email: tidereifilhas@gmail.com

Fone: (73) 98207-9009

                 Brasília                  

Taguatinga

  • Maria Rita

Emai: mrhpsicopedagoga@gmail.com

Fone: (61) 99215-1581

                  Ceará                   

Fortaleza

  • Lara Lahmann

Email: laralahmann@gmail.com

Fone: (85) 98929-1352

  • Thiala Amaral

Email: thiala.amaral@gmail.com

Fone: (85) 99260-2026

Ceará - Outras Cidades

Aracati

  • Edilva Psicopedagoga

Email: edilva3411.ef@gmail.com

Fone: (88) 99293-0492

                   Goiás                   

Goiânia

  • Karinne Araujo

Email: karine.araujo3939@gmail.com

Fone: (62) 98317-5084​

 

Goiás - Outras Cidades

Anápolis

  • Priscila Raquel

Email: pri.raquel2012@gmail.com

Fone: (62) 99466-3937

Rio Verde

  • Lenise Arantes

Email: lenisearantes4@gmail.com

Fone: (64) 98166-4983

            Minas Gerais             

Belo Horizonte

  • Daniele Amanda Santos

Email: danielleamandasanto@gmail.com

Fone: (31) 98611-6115

  • Marlene Laia

Email: marlenelaia.psi@gmail.com

Fone: (31)99499-6599

  • Raquel Leonor

Email: contato@raquelleonor.com

Fone: (31) 98852-6157

  • Tatiane Castro

Email: contato@tatianecastro.com

Fone: (31) 98703-5528

Minas Gerais - Outras Cidades

Barão de Cocais

  • Juliane Oliveira

Fone: (31) 99985-4938

Contagem

  • Ana Paula Duarte

Email: encontro.saber@gmail.com

Fone: (31) 99726-9733

Mutun

  • Érica Gomes

Email: elagam@gmail.com

Fone: (33) 99998-4147

Pedro Leopoldo

  • Isa Serra

Email: contato@isaserra.com.br

Fone (31) 99397-1452

Poços de Caldas

  • Karina Vieira dos Reis

Email: kavieirareis@gmail.com

Fone: (35) 98822-4426

Pouso Alegre

  • Claudia Marques

Email: marques.claudia1511@gmail.com

Fone: (35) 98886-6169

Santa Luzia

  • Roberta Cristiane Melo Costa Apolinário

Email: conheceredespertar@gmail.com

Fone: (31) 98646-5952

Santa Rita do Sapucaí

  • Ana Duda

Email: ana_duda@hotmail.com

Fone: (35) 98422-7099

                   Pará                    

Ananindeua

  • Patricia Alves

Email: patriciaalvespsico@outlook.com

Fone: (91) 98360-9540

             Pernambuco           

Recife

  • Denis França

Email: denisfranca.acupuntura@gmail.com

Fone: (81) 99983-9475

Pernambuco - Outras Cidades

Paulista

  • David Antonio da Silva

Email: davidsilva.das@gmail.com

Fone: (81) 99865-7093

                   Piauí                   

Terezina

  • Simone Carvalho

Email: psico.sipedagoga@gmail.com

Fone: (86) 98803-6404

           Rio de Janeiro           

Rio de Janeiro

Ana Cláudia Pereira Duarte

Email: ana.duarte29@yahoo.com.br

Fone: (21) 97950-1239

  • Carla Silva

Email: carlasilvaeducacional

Fone: (21) 96786-7383

Gabriela Brügger Veiga

Email: gabveiga@gmail.com

Fone: (21) 99770-2767

  • Luciana Alves

Email: psicolucyalves@gmail.com

Fone: (21) 96587-7961

  • Ronise Sodré Marassi

Email: ronise.marassi@ig.com.br

Fone: (21) 99956-4586

  • Tereza Telles

Email: terezatelles@gmail.com

Fone: (21) 3648-9816

Araruama

  • Márcia Gama

Email: marciangama@gmail.com

Fone: (22) 99705-2442

       Rio Grande do Sul        

Porto Alegre

  • Gilcéa Zanete

Email: clinicaninhovivo@gmail.com

Fone: (51) 99979-3579

  • Jaqueline Dangelo

Email: daquidangelo@gmail.com

Fone: (51) 99906-1529

  • Thame Sá

Email: desathame@hotmail.com

Fone: (51) 99971-6448

               Rondônia               

Vilhena

  • Aline Cordeiro de Souza Veiga

Email: aline_veiga85@hotmail.com

Fone: (69) 98412-0635

           Santa Catarina          

Florianópolis

  • Anelise Araujo

Email: psicopedagogaanee@hotmail.com

Fone: (48) 98823-6180

  • Joyce Cardoso

Email: projetoressignificar@gmail.com

Fone: (48) 98452-1598

                São Paulo              

São Paulo

  • Carolina Burd

Email: carolina_psicopedagoga@hotmail.com

Fone: (11) 97109-8588

  • Claudia Arbex

Email: clauarb@hotmail.com

Fone: (11) 99493-7771

  • Dayane Ramos

Email: psicopedagogiaday@yahoo.com

Fone: (11) 96025-7215

  • Nadia Bossa

Email: secretaria@nadiabossa.com.br

Fone (11) 2268-4545

  • Simone Vasquez Valenci Prado  

Email: simone.valenci@gmail.com

Fone: (11) 97666-4713

São Paulo - Outras Cidades

Guarulhos

  • Regiane Pinheiro

Email: neurorecriar@terra.com.br

Fone: (11) 98137-2576

Marília

  • Marli Ribeiro

Email: marlirib@gmail.com

Fone: (16) 98230-0479

Osasco

  • Francine Reis Marques Poleto

Email: francine.rm@hotmail.com

Fone: (11) 99584-7050

Porto Feliz

  • Elke Nobrega

Email: psicoelke.nobrega@gmail.com

Fone: (15) 99840-0993

Santo André

  • Andrea Ragazzi

Email: psicoandrearagazzi@gmail.com

Fone: (11) 98343-4098

Sorocaba

  • Rosângela Brito

Email: psicopedagogarosangela77@gmail.com

Fone: (15) 99798-3474

Várzea Paulista

  • Cibele Dias Melo Marchesin

Email: cibelemelo@yahoo.com.br

Fone: (11) 971284196

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