Kinesio Taping

  • Fisioterapia.com

O método kinesio taping consiste na aplicação de uma ligadura elástica adesiva na pele para reduzir os sintomas e melhorar a funcionalidade dos músculos. Este tipo de ligadura age sobre o tecido muscular e fascial, sob as articulações e nos sistemas: circulatório, linfático e nervoso.

O profissional coloca o kinesio taping para alterar o tônus muscular, estimular a drenagem linfática, corrigir os padrões de movimento e melhorar a postura. Esta bandagem é econômica, fácil de aplicar e pode durar até 3/4 dias.


A bandagem pode ser comprada em farmácia e nas lojas de artigos esportivos e pode ser aplicada mesmo na gravidez e em todas as partes do corpo, até mesmo as mais delicadas como a virilha.


A kinesio taping é diferente da ligadura elástica adesiva e do método de taping McConnell.


Principalmente a ligadura elástica adesiva tradicional é usada para reduzir a amplitude do movimento. O efeito desse método é criar uma ponte sobre áreas lesadas para que os atletas possam executar determinados movimentos sem sentir dor.


A fita elástica tradicional é removida após o término de um evento esportivo, enquanto a fita kinesio fica aplicada por 2/3 dias.

O método de taping McConnell é uma técnica que venda algumas partes do corpo para influenciar alguns movimentos e usa uma fita muito rígida e adesiva que deve permanecer no corpo até 18 horas (muitas vezes usadas apenas por curtos períodos de tempo devido ao desconforto que ela provoca).

O kinesio taping é uma técnica nova que está se tornando muito popular nos últimos anos (especialmente no mundo do esporte). É uma fita de fibra de algodão hipoalergênica sem latex que se estende longitudinalmente (até 100% do seu comprimento em repouso). O tecido é poroso e permite a respiração da pele. A parte adesiva da fita contém uma cola acrílica impermeável que é ativada com o calor.

 

Graças a esses recursos a fita pode permanecer no corpo por 3-4 dias (mesmo no caso de transpiração e contato com a água).


A fita não contém medicamentos. A espessura e o peso da fita são projetados para se assemelhar ao máximo possível com a pele.


É importante que a bandagem seja muito adesiva porque deveria resistir mesmo nos treinos (portanto com o suor) e durante o banho.


Existem fitas de cores diferentes, às vezes uma cor causa uma erupção cutânea, enquanto outro da mesma marca não provoca reações cutâneas.

Para que serve o kinesio taping?

O kinesio taping tem sido usado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, instrutores atléticos, quiropráticos, médicos e osteopatas para muitas disfunções, desde a articulação temporomandibular até doenças do pé. Graças a sua simplicidade, a fita de kinesio taping é amplamente utilizada tanto por pessoas comuns quanto por atletas de alto nível.

Como é que funciona?

A fita de kinesio taping pode ser usada para permitir o movimento completo das articulações, enquanto a ligadura elástica reduz a amplitude de movimento.


A aplicação da fita sobre a pele não só tem um efeito local, mas também sobre os tecidos e músculos subjacentes.


Fazendo trabalhar melhor os músculos, se promove uma melhor circulação sanguínea e linfática, se estimulam as defesas corporais e se promove a cura dos nervos, músculos e órgãos.

A fita utiliza sua elasticidade para levantar a pele dos tecidos subjacentes, formando as ‘rugas’. Por essa propriedade, a pele é levantada a partir da derme (camada subcutânea), melhorando a circulação e a absorção de líquidos. Dado que a fita está em contato com a pele, envia informações importantes para o cérebro (estimulação sensorial e informação proprioceptiva) que causam uma reação reflexa do músculo.

Os principais efeitos do Kinesio taping são quatro:

  • Suporte muscular – melhora a capacidade do músculo de se contrair, mesmo quando ele esta fraco. Reduz a sensação de dor e fadiga. Protege os músculos das cãibras ou do alongamento excessivo.

  • Eliminar o congestionamento de fluidos corporais – melhora a circulação sanguínea e linfática,  também reduz a inflamação dos tecidos.

  • A ativação do sistema analgésico endógeno – significa que a fita deve facilitar os mecanismos de auto-cura do corpo. Isso também é um ponto importante da osteopatia e quiropraxia.

  • Corrigir problemas articulares – a meta é melhorar o alinhamento dos ossos e o movimento através da regulação da atividade dos músculos fracos ou contraídos.No caso de dor ciática (inflamação do nervo ciático), cruralgia ou nevralgia cervicobraquial, o kinesio taping não é indicado porque os sintomas surgem dos nervos que estão em áreas profundas do corpo e não nos tecidos que se encontram sob a pele. 

     

Aplicação do Kinesio taping

Antes da aplicação, é necessário cortar a fita da forma e comprimento correto.Existem várias possibilidades de corte: podemos usar uma tira reta (corte a ‘I’), cortar a ‘Y ‘ a ‘X ‘ e a “leque”.A parte anatômica que deve ser vendada influencia geralmente o tipo de corte para usar.Em geral, um corte a ‘I’ tem uma ação estabilizadora muito mais do que um corte em forma de leque, que ao contrário é muito drenante.

Para saber o comprimento correto da fita, é necessário simplesmente medir o segmento a vendar.


Existem dois tipos principais de aplicação para vendar:

  • Para os músculos contraídos que necessitam de relaxamento e para drenar: aplicar a fita sem tensão, colocando o segmento da vendar na posição de alongamento.

  • Para os músculos que precisam ser suportados, estabilizados e para técnicas ligamentares: aplicar a fita sem tensão, colocando o membro da vendar em encurtamento. Ou aplicar a fita com um pouco de tensão (ou seja, puxando as extremidades para alongar), mantendo o segmento da vendar em posição neutra.

 

Aplicar a fita no ombro : Antes de aplicar a fita, limpar cuidadosamente a pele e garantir que o paciente não utiliza cremes e óleos que podem alterar a capacidade de ficar colada.


Um truque muito eficaz é a utilização do gel de ultra-som para limpar adequadamente a pele de resíduos de cremes. Separar a parte posterior da fita lentamente de modo que a fita não se dobre sobre si mesma. Aplique levemente na pele para ver se a fita está posicionada corretamente. Uma vez no lugar, é necessário aplicar pressão sobre a fita, esfregando por 30 segundos para ativar a cola (com o calor do esfregamento). As opiniões sobre a direção a ser tomada na aplicação da fita (desde a origem até a inserção ou vice-versa) são diferentes e por vezes conflitantes e variam dependendo das escolas de formação.Em cada caso, a eficácia da fita Kinesio não muda.

Profissionais

                 Paraíba                 

Solânea

  • Nivia Lalleska Macedo Alves

Email: lalleskamacedo@gmail.com

Fone: (83) 99375-9902

          Rio de Janeiro             

Rio de Janeiro

  • Juliana Gomes Barbosa

Email: julianagomestnutri@gmail.com

Fone: (21) 96565-9367

       Rio Grande do Sul        

Porto Alegre

  • Alberto Simão Beskow

Email: albertosimaobeskow@gmail.com

Fone: (51) 98131-9926

Rio Grande do Sul - Outras Cidades

Lagoa Vermelha

  • Nayara Zoti

Email: naay09@hotmail.com

Fone: (54) 99673-4763

              São Paulo               

São Paulo

  • Maura Bonavoghi

Email: maurabona@gmail.com

Fone: (11) 97103-4344

Fique por dentro

 

Receba todas as novidades no seu email

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Portal Terapeutas S/A - Todos os Terapeutas reunidos num só lugar

  • Facebook
  • Instagram

As informações disponibilizadas são de total responsabilidade de seus autores e tem caráter apenas informativo, não podendo, jamais, ser utilizadas em substituição a um diagnóstico médico ou de outro profissional habilitado, eximindo os administradores deste site de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização delas.