Yoga

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O ioga (em inglês, yoga) (em sânscrito e páliयोगIAST: yoga, IPA[joːgə]) é um conceito que se refere às tradicionais  disciplinas  físicas originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas  costuma ser associado tipicamente com a hata-ioga e suas asanas (posturas) ou como uma forma de exercício.

Os principais ramos da ioga incluem a raja-iogacarma-iogajnana-iogabacti-iogatantra ioga, tao yoga e hata-ioga. A raja-ioga, compilada nos Ioga Sutras de Patanjali e conhecida simplesmente como ioga no contexto da filosofia hinduísta, faz parte da tradição Samkhya. Diversos outros textos hindus discutem aspectos da ioga, incluindo os Vedas, os Upanixades, o Bagavadguitá, o Hatha Yoga Pradipika, o Shiva Samhita, o Mahabharata e diversos Tantras.

A palavra sânscrita yoga tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa "controlar", "jungir", "unir" ou "concentração". Algumas das traduções também incluem os significados de "juntando", "unindo", "união", "conjunção" e "meios".

Um(a) praticante avançado(a) da ioga é chamado de iogue.

Etimologia

No devanágari, alfabeto utilizado no sânscrito, o termo é originalmente escrito desta forma: योग. Provém da raiz sânscrita yuj, que significa "jungir", "cangar", "arrear", "atrelar", "prender", "juntar". Quando se atrela o boi à canga ou jugo, ou ainda quando se junta a parelha de animais, isto significa que se está colocando esses animais em condições para o trabalho. Por isso, a raiz "yuj" também significa "adequar", "preparar" ou "utilizar".

A ideia de que a raiz "yuj" poderia significar "unir" no sentido de "integrar" (física ou misticamente) surge possivelmente a partir de uma afirmação vedantina que define o Ioga como a "união" entre o Jivatma e o Paramatma, que na verdade passam a ser um só. Mas "yuktam" (que é o particípio passado desse verbo) não significa "unido", mas "atrelado", "preparado" ou "adequado".

Alguns acreditam que Ioga interpretado como "união" nos meios vedantinos, carece de sentido principalmente no Advaita Vedanta, onde tudo é Brâman, o Absoluto que abarca tudo o que existe, então não há a necessidade de "união", pois qualquer desunião, separação é mera ilusão (Maya), por isso há a descoberta da união sempre existente, a descoberta de Brahman em todas as coisas, inclusive no próprio indivíduo. Entretanto esta não é a realidade observada no nível evolutivo atual da raça humana, caracterizado pelo individualismo e pela maneira desconectada como os seres humanos se sentem em relação aos de sua espécie e aos demais seres que habitam o planeta Terra.

O entendimento de que no Ioga Sutra essa interpretação de ioga como "união" também careceria de sentido não é correta, a crença de que somos e sempre fomos em essência o Purusha, a consciência incondicionada e eterna, que não precisa ser unida a nada, muito pelo contrário precisa ser desidentificada dos processos fenomenológicos da natureza (Prakrti), ainda não se mostra verdadeira no estágio evolucionário atual da raça humana.

Definições formais nas escrituras 

Os textos hindus que discutem aspectos da ioga incluem principalmente os Upanixades, o Bagavadguitá,o Hatha Yoga Pradipika e o texto mais importante de todos, o Ioga Sutra.

No Bagavadguitá:

"É dito que Ioga é equanimidade da mente". (II, 48) "Ioga é a excelência nas ações". (II, 50)

No Ioga Sutra:

"Ioga é o recolhimento das atividades da mente" (I, 2)

Comentários de Vyasa aos Sutras de Patanjali:

"Ioga é Samadhi". (I, 1)

Nos Upanixades:

"Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no fogo do Ioga. Atividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção, eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Ioga manifesta seu poder."

 

Upanixade Shvetashvatara (II:12-13).

"A unidade da respiração, da consciência e dos sentidos, seguida pela aniquilação de todas as condições da existência: isso é o Ioga."

 

Upanixade Maitri, VI:25

"Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Ioga. Mas deve-se estar atento, pois o Ioga vem e vai." Upanixade Katha, VI

Grafia 

Particularmente no Brasil, mas também em Portugal e outros países, há uma certa polêmica em relação à ortografia do termo, devido às inúmeras convenções utilizadas para a transliteração de idiomas escritos em caracteres diferentes dos latinos, como o grego, o hebraico e as línguas da Índia. As grafias atualmente propostas aparecem em quase todas as variações possíveis: "yôga", "yoga", "yóga" e, por fim, "ioga", única forma em língua portuguesa que é considerada ortograficamente correta.

A grafia adotada na Wikipédia é "ioga", a forma aportuguesada também utilizada nos dicionários. A exceção é para as citações e nomes próprios de livros ou linhagens, para os quais foram mantidas as grafias originais adotadas na literatura de cada modalidade. Por extensão, é adotada também a forma "iogue" para se designar o praticante de ioga. No entanto, há correntes de estudo que evidenciam que o termo "iogue" deve referir-se apenas àquele que atingiu seu estado mais avançado na prática, ficando o termo "ioguin" reservado a todos os praticantes e aspirantes.

Pronúncia

Na pronúncia do termo sânscrito, ouve-se a primeira e segunda letras (considerando a palavra transliterada para o alfabeto latino) soando rapidamente, o Ô fechado e uma leve prolongação desta letra. O 'ga' é soado rapidamente com o 'g' quase mudo. Podemos ouvir a pronúncia ideal da palavra no subcontinente indiano, principalmente na Índia, já que muitos termos derivados do sânscrito estão sendo preservados pelo hindi, idioma indo-ariano comumente utilizado neste país.

Noutros países em que a filosofia vem sendo praticada com grande entusiasmo observa-se variações interessantes. Na Argentina, a variação é encontrada na pronúncia CHôga, garantindo o som chiado do "y" falado nesta região. No Brasil, a divergência fonética é sobre a letra 'O'.

Estilos

Há centenas de estilos diferentes de ioga no mundo, que propõem diversos caminhos para alcançar o mesmo objetivo: o Samádhi, a Iluminação da Consciência e/ou compreensão da existência.

Vários são os métodos e escolas para se atingir esta meta, porém ela sempre é o referencial. As escolas mais antigas utilizam-se de métodos estritamente técnicos. As escolas mais modernas tem uma conotação tendendo mais ao espiritualismo, fruto da difusão do Vedanta na época medieval. Desenvolveu-se ao longo da história no oriente, particularmente na Índia, e que nos dias de hoje está amplamente difundido no mundo todo, inclusive no ocidente.

Algumas linhas de ioga são: Ashtanga Vinyasa YogaBhakti YogaHatha YogaIyengar YogaJñana YogaKarma YogaKriya YogaRaja YogaRaja Vidya Yoga, Siddha Yoga, Tantra Yoga, Kundalini Yoga, Prakriti Yoga entre outras.

Na Índia, país de origem da ioga, os mestres Krishnamacharya (e seus discípulos B.K.S. IyengarPattabhi JoisA. G. Mohan e Desikachar), Swami SivanandaGurudevaSwami Vivekananda e Sri Aurobindo são algumas das principais referências.

Ioga Sutra de Pátañjali 

A obra Ioga Sutra de Pátañjali (300 a 200 a.C.) é um tratado clássico da filosofia ióguica e contém seus principais aspectos. O sistema filosófico do Ioga como exposto no Ioga Sutra aceita a psicologia, metafísica e fenomenologia da escola Samkhya, por isso pode-se dizer que são duas escolas irmãs, diferenciando apenas no uso do termo Íshvara ("Senhor", um Purusha nunca afetado pela Prakriti): o Ioga usa-o para uma prática chamada Íshvara pranidhána, enquanto o Samkhya não consegue provar ou não provar sua existência.

A obra foi escrita em sânscrito, e oferece uma série de desafios, pois os sutras (literalmente "fio condutor") são aforismos sintéticos, curtos, alguns são tão sintéticos que chegam a ser obscuros. Feitos assim, eles deviam ser decorados pelos alunos e discípulos. E além disso há no texto o uso de diversos termos chave sem sua formalizações, principalmente provenientes do sistema Samkhya que é tomado como base. Por esses motivos o Ioga Sutra se torna de difícil entendimento por aqueles que não fazem parte da cultura do ioga. Assim o Ioga Sutra foi vastamente traduzido e interpretado durante séculos das mais diversas maneiras, por comentadores. O primeiro comentador, além de mais famoso e autorizado, do Ioga Sutra é Vyasa em seu Iogabasya, obra de 500 a 850 d.C.

Ashtanga: os oito pilares da ioga clássica

 

Referidos como membros ou etapas, são passos que se sobrepõem à medida que se avança no caminho. São:

  • 1 -  ou refreamentos

    • 1.1 - ou não violência

    • 1.2 - ou não mentir

    • 1.3 - ou não roubar

    • 1.4 - ou não dissipar a sexualidade

    • 1.5 - ou não cobiçar

  • 2 -  ou auto-observações

    • 2.1 - ou limpeza

      • do corpo: alimentação, limpezas corporais () e .

      • da mente, do intelecto, das emoções

      • do lugar em que se pratica ioga

    • 2.2 - ou autocontentamento

    • 2.3 - ou autossuperação

      • esforço do corpo, da fala e da mente

    • 2.4 - ou autoestudo

    • 2.5 - ou autoentrega

  • 3 -  ou posições psicofísicas

  • 4 -  ou expansão () da força vital () através de exercícios respiratórios

  • 5 -  ou abstração dos sentidos externos

  • 6 -  ou concentração mental

  • 7 -  ou meditação

  • 8 -  ou absorção meditativa

 

Obstáculos: Nove dispersões mentais

Patañjali enumera nove obstáculos ao yoga (Sutra 1.30) que são dispersões ou oscilações mentais, embora outros fatos não enumerados também possam ser considerados obstáculos.

  • 1 - Doença, desequilíbrio do corpo-mente

  • 2 - Apatia, inércia da consciência

  • 3 - Dúvida, conhecimento que oscila entre os pares de opostos

  • 4 - Negligência, falta de investigação dos meios de se alcançar o Ioga

  • 5 - Preguiça, ausência de esforço do corpo e da mente

  • 6 - Incontinência, apetite da consciência pelo gozo dos sentidos

  • 7 - Percepção errônea ou noção incerta, vem do conhecimento errôneo ()

  • 8 - Não realização das etapas, é a falha em se alcançar os estados do Ioga

  • 9 - Instabilidade, é a não estabilização da consciência

 

Aparecem, junto com essas dispersões (Sutra 1.31):

  • 1 - Sofrimento

  • 2 - Angústia, devido à não satisfação de um desejo

  • 3 - Agitação do corpo

  • 4 - Inspiração, uma respiração agitada, sem ritmo, não profunda, rápida, irregular é sintoma de uma mente ainda dispersa

  • 5 - Expiração

Para preveni-las, deve-se praticar disciplina (abhyása) sobre um princípio (tattva) qualquer (Sutra 1.32).

Ioga no Brasil

 

No Brasil, existem diversas linhas de ioga, incluindo todas as citadas acima, cada uma com suas conceituações filosóficas e práticas.

Profissionais

                Alagoas                 

Arapiraca

  • Tarciane Costa

Fone: (82) 99688-3838

               Brasília                   

Distrito Federal

  • Centro de Meditação

Email: meditacaodequalidadedevida@gmail.com

Fone: (61) 98196-4549

  • Naiara Windmoller

Email: naiarapsicologia@gmail.com

Fone: (61) 98112-6542

          Espírito Santo            

Vitória

Email: carolsimas25@gmail.com

Fone: (27) 99897-2734

    Fernando de Noronha    

Boldró

  • Silvia Morelli

Email: siviafmorelli@hormail.com

Fone: (81) 99707-7460

                  Goiás                   

Goiânia

Email: marinaconsagrada@yahoo.com.br

Fone: (62) 8424-6089

  • Valdinéia Tristão Lima

Email: val.saudeintegral@gmail.com

Fone: (62) 98141-6118

      Mato Grosso do Sul       

Três Lagoas

  • Instituto Corpoalma

Email: institutocorpoalma@gmail.com

Fone: (67) 98479-0071

             Minas Gerais           

Carmo do Cajuru

  • Daniela Cristina Gonçalves

Email: dani6472@hotmail.com

Fone: (37) 3244-3142 / 99840-5785

Montes Claros

  • Renilson Durães

Email: rduraes68@gmail.com

Fone: (38) 99219-4580

                Paraíba                  

João Pessoa

  • Paula Bennati Shayani

Email: paula@yoghee.com.br

Fone: (83) 982021-1919

Paraíba - Outras Cidades

Campina Grande

  • Edson Carneiro Monteiro Junior

Email: yogaharmonizar@gmail.com

Fone: (83) 98660-1697 / 3342-0849

                 Paraná                  

Cascavel

  • Vicente Pissetti

Email: vicentepissetti@hotmail.com

Fone: (45) 99128-3837

             Pernambuco            

Goiana

  • Transformar.Te

Email: transformartecontato@gmail.com

Fone: (81) 98756-3256

                  Piauí                    

Terezina

  • Tarcila Maria

Email: mundonatural.the@gmail.com

Fone: (55) 3304-1496 / 99999-5425

            Rio de Janeiro           

Rio de Janeiro

  • Adriana Mussoi

Email: adrianamussoi@gmail.com

Fone: (21) 98801-5762

  • Manu Shanta

Email: shanterapia@gmail.com

Fone: (21) 99312-0955

          Santa Catarina           

Florianópolis

  • Shantala Lua

Email: shantala.goulart@gmail.com

Fone: (48) 99115-8242

Criciúma

  • Erica Possamai

Email: ericap@unesc.net

Fone: (48) 98408-5410

Içara

  • Erica Possamai

Email: ericap@unesc.net

Fone: (48) 98408-5410

Itajaí

  • Aline Tatsch Dias Reipert

Email: aline.reipert@gmail.com

Fone: (47) 99609-5179 

Joinville

  • Soraya Oliveira

Email: soraya@expresso.com.br

Fone: (47) 99975-3348

Lages

  • Carol Bea Schons

Email: carolbeachons@gmail.com

Fone: (49) 99992-2109

               São Paulo              

São Paulo

  • Leca Bicalho

Email: lecabicalho70@gmail.com

Fone: (11) 98208-4045

  • Eugenia Schmidt

Email: eugenia.schmidt@gmail.com

Fone: (11) 98126-2213

  • Fabio Mocci Camargos

E-mail: contato@fabioterapeuta.com.br

Fone: (11) 98695-4145

  • Lilian Argenta

Email: lilian_argenta@yahoo.com.br

Fone: (11) 98203-9493

  • Marcia De Luca

Email: contato@marciadeluca.com.br

Fone: (11) 95128-5425

  • Ricardo Henrique

Emai: ricardohenriqueyoga@gmail.com

Fone: (11) 98576-2135

São Paulo - Outras Cidades

Franca

  • Leny Magrin

Email: lenymagrin1@gmail.com

Fone: (16) 99167-5760

São Bernardo do Campo

  • Ana Paula Amorim

Email: espacovidadeyoga@gmail.com

Fone: (11) 98126-3791

Taubaté

  • Ruth Prana

Email: contato@ruthprana.com.br

Fone: (120 99191-4923

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